Make your own free website on Tripod.com

Expresso Perfeito:

O café expresso é preparado em máquinas apropriadas, onde a água aquecida passa rapidamente sob pressão pelo pó de café moído e vai diretamente para a xícara. O resultado final é um rico concentrado de intensos aromas e sabores, com um bom corpo e paladar persistente, coberto por um denso creme cor de avelã, composto de óleos, açúcares e ar, cuja espessura deve ser de 3 a 4 mm.

Para prepará-lo o ideal é utilizar grãos frescos, torrados e moídos adequadamente e compactados de forma correta. As máquinas devem ser reguladas em pressão de 9 atmosferas e temperatura de 90 °C, permitindo extração do café expresso num tempo que pode variar de 25 a 30 segundos.

A preparação do café expresso perfeito envolve o príncipio dos "4 M´s", que são: M1 - Miscela (blend), M2 - Máquina, M3 - Moinho e M4 - Mão (operador da máquina).

Barista:

O barista é o profissional especializado, responsável pela perfeita extração do café expresso, dos capuccinos e dos drinks a base de café (alcoólicos ou não). Sabe atender os clientes, escolher os melhores grãos de café, manusear a máquina adequadamente e regular o moinho. É o quarto "M" dos príncipios do café expresso perfeito.

Sindicafesp